quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A Estratégia do Oceano Azul

Hoje temos duas DICAS de literatura.

Uma enviada pelo Michel Carneiro Lopes - livro A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL
Sinopse: O livro apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho). Os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores. O que eles acharam é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento. O livro ensina como colocar em prática essa estratégia. Autor: W. CHAN KIM & RENEE MAUBORGNE

Seguno Michel "o livro nos leva a pensar numa nova forma de estratégia empresarial, buscando a inovação e a criação de novos mercados, cita exemplos como o Cirque du Soleil, que em um setor de mercado em franca decadência como o Circo, o que através das metodologias comum de estratégia seria um setor sem atratividade, encontrou um oceano azul e se tornou uma das empresas mais rentáveis do mundo com um nicho de mercado totalmente novo".

E a outra DICA foi enviada pelo empreteco Fabiano Cleante - Biblioteca virtual de DOMINIO PÚBLICO.

O link enviado pelo Cleante já está na barra lateral como Dica de Links permanentes, mas vale a pena postar aqui também. http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

Michel e Cleante obrigada pelas dicas.

Boa leitura a todos!

Um comentário:

  1. Esse livro tá na minha lista de compras! Tive ótimas recomendações dele..

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...