domingo, 14 de março de 2010

Jovens podem se inscrever para curso gratuito de Administração - ATÉ 16/03

Jovens podem se inscrever para curso gratuito de Administração

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2007, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela 4,8 milhões de jovens desempregados, representando um número de 60,74% do total de desempregados no País e correspondente a uma taxa de desemprego três vezes maior que a dos adultos – dado publicado na publicação Juventude e Políticas Sociais no Brasil, organizado pela Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Para combater esse dado, o Instituto Proa, em parceria com o Senac São Paulo, oferece o curso gratuito de administração. As inscrições vão até dia 16/03.

Este curso é uma ação do programa ProProfissão da entidade, que tem como público-alvo jovens de baixa renda entre 17 e 20 anos, matriculados no terceiro ano ou ensino médio concluído, residentes na Grande São Paulo. Desde 2004, a entidade tem parceria com o Senac São Paulo para oferecer esse tipo de capacitação preocupada com a inclusão dos jovens no mercado de trabalho. Em 2006, a entidade reformulou o curso de administração com base nas disciplinas de vários cursos do Senac.

“Costumizamos um curso que daria mais condições ao jovem para conseguir seu primeiro emprego. Administração é bem abrangente”, revela Sandra Regina Almeida Ribeiro, psicóloga, especialista em gestão de projetos sociais coordenadora de projetos do Instituto Proa. A psicóloga comenta ainda que cada ano esse curso é atualizando, de acordo com a necessidade do aluno e do mercado de trabalho.

O curso oferece conhecimentos sobre as principais áreas de administração de empresas. Por isso, aborda os seguintes assuntos: administração, recursos humanos, marketing, produção, finança, logística, patrimônio e seguro, economia e negócios internacionais, legislação tributária, custos, contabilidade, técnicas de apresentação e orientação profissional. Conhecimentos básicos não ficam de fora, como: língua portuguesa, matemática, estatística, e ética e cidadania.

Sueli Cwejgorn, supervisora educacional da unidade da Consolação, pontua que a entidade não se preocupa apenas com a qualificação, mas também com a inserção desses jovens ao primeiro emprego. “Uma das questões interessantes neste curso é a orientação profissional. Eles fazem vários simulados, elaboração de currículos, sugestões de apresentações de trabalho, dicas de moda (básico e adequado para se vestir), entre outros pontos. Os alunos falam que mudam após o curso. Entendem melhor a matemática e o português, por exemplo. É muito interessante acompanhar o crescimento deles ao longo dos seis meses e isso é comprovado com os trabalhos finais, que são projetos de abertura de empresas. Um dos grupos fez uma academia acessível. Eles até criaram uma bengala com GPS (Guia de Posicionamento por Satélite) e todos os espaços adaptados para pessoas com diferentes tipos de deficiência.”

Quem pode participar?

Jovens entre 17 e 20 anos, cursando ou com ensino médio concluído e renda per capita familiar de até um salário mínimo. Esses são os principais critérios. O interessado precisa fazer a inscrição no site da entidade.

Segundo a coordenadora de projetos da entidade, são cinco etapas de seleção. Depois da inscrição do questionário no site, se aprovado, o candidato é encaminhado para uma entrevista pessoal e individual para checar se o jovem tem interesse e motivação para participar do programa. Após esta etapa, vem a dinâmica de grupo, em que são avaliadas as seguintes competências: comunicação escrita e verbal, disciplina e organização, persistência, iniciativa, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, resolução de problemas e criatividade. Se aprovado, o jovem passa pelo comitê de avaliação, que é composta por funcionários do Senac São Paulo, do Proa e uma consultoria de recursos humanos. E, por último, há um encontro com os responsáveis pelo jovem para conhecerem a iniciativa e estimularem sua permanência até o final do curso.

“É importante o apoio dos pais para evitar a desistência do aluno. Esse encontro com família ajuda a não pressionarem o jovem para abandonar o curso e conseguir logo um emprego. Esclarecemos que dura seis meses e meio e precisa de dedicação. O objetivo é justamente qualificá-lo, dar melhores condições de competição no mercado de trabalho”, reforça Sandra.
Cada vaga é concorrida por oito jovens. A expectativa para este ano é alcançar 300 jovens. Segundo a coordenadora de projetos do Proa, a entidade realiza uma pesquisa anual para identificar o perfil do aluno, o cargo ocupado, a remuneração e a continuidade aos estudos. Das turmas de 2007 e 2008, com 280 jovens formados, 71% estão empregados e a maioria ocupa cargo de auxiliar administrativo, office boy e aprendizes. 42% estão cursando o nível superior nas seguintes áreas: administração e publicidade e propaganda. Já na turma do ano passado, com 176 jovens formados, 28% estão trabalhando.

Luciano Neves foi um dos alunos formados na turma de 2009. Soube do curso por uma amiga de sua mãe. Inicialmente só queria o primeiro emprego. Depois das aulas, cresceu seu interesse pela área administrativa e hoje quer fazer faculdade de contabilidade. “Gostei muito da disciplina de contabilidade e finanças. O curso abriu oportunidades e agarrei com tudo. Tive dificuldades com matemática e português. Corri atrás e consegui recuperar o que não havia aprendido na escola pública. Hoje sou o único da minha família com boas condições de fazer uma faculdade”, afirma o jovem que há um ano trabalha no atendimento do Senac Consolação.

O outro ex-aluno Álvaro Alves Yamamura trabalhou seis meses no atendimento do Senac Consolação. Viu a oportunidade do curso no jornal Amarelinho já que procurava emprego. Participou da turma do segundo semestre do ano passado. Ele gostou da disciplina de recursos humanos por aprender como usar a folha de pagamento, os direitos tributários, os direitos trabalhistas, entre outras questões. “Estou tentando bolsa ProUni para estudar direito ou administração”, conta.


Serviço:
Inscrições e informações sobre o curso de Administração: www.proa.org.br
tel. (11) 3078-1410

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...