quinta-feira, 9 de junho de 2011

Lembranças das Festas Juninas - na infância

O mês de Junho chegou e com ele, além do inverno, as Festas Juninas!
Sempre que paro para pensar em Festa Junina fico lembrando de como eram boas essas festas na minha infância (e também adolescência, quando tínhamos outras motivações).
Naquela época, os "arraiais" eram muito divertidos, com muita espectativa para nós que viviamos no clube, pois acompanhávamos a montagem das barraquinhas, a decoração com as bandeirinhas e a construção da fogueira, siiiim, existiam fogueiras de verdade, com no mínimo 3 metros de altura! 


No dia, a movimentação no clube começava cedo, por volta das 10h já tinham os primeiros atletas e pais dos atletas nas barraquinhas - algumas ressalvas: 1: eu morava exatamente ao lado do clube e da sacada da minha casa dava para ver tudo; 2: as barraquinhas eram uma de cada esporte que o clube tinha, para geração de renda e participação dos atletas nos campeonatos diversos durante o ano e 3: eu era atleta; - enfim, o pessoal começava a organizar tudo para lá pelas 16h o movimento começar de verdade.

Na hora que o movimento começava, lá estávamos nós (todos nós das diversas turmas do clube). Passa em uma barraca, da oi para os amigos, conversa vai, conversa vem, chega um bilhetinho.... "hummm - correio do amor - quem será que mandou?".... continua a conversa daqui, conversa de lá, tínhamos assunto como se não nos víamos há meses... como pode, né?
Come umas rapaduras, "nega maluca" (no sul bolo de chocolate com calda de chocolate a gente chama de nega maluca), toma refri, passa na barraca da pescaria, da argola e "tu tá presa, alguém te mandou  pra cadeia".... o que? Cadeia???? Ah, não, quem será que queria fazer isso comigo??? Corre.... corre... e a "polícia" toda atrás da gente... não adiantava, tínhamos que passar alguns minutos na prisão feita de taquareiras e barbantes, com os guris mais cobiçados do clube (eles sempre ficávam com a cadeia).

Com o passar das horas, que pareciam loooonga, a noite chegava e era a tão esperada hora da fogueira! É ao anoitecer e o friozinho que aquele cheiro de quentão vinha com mais intensidade (que vontade de tomar quentão... mas tem cachaça, crianças e atletas não podem)... 

Um funcionário do clube ateava fogo na fogueira que era sinônimo do fim da Festa Junina daquele clube (o bom que tínham outros clubes e na maioria das vezes eles combinavam de fazer em finais de semanas diferentes)... todo mundo parava para assistir a fogueira queimando, era clima de aconchego, quem podia se abraçava para ver as labaredas... e para os que não podiam? A festa continuava com comida e barraquinhas das brincadeiras quase fechando, por isso estavam fazendo liquidação das fichas!

Que delícia de tempo... não tenho filhos ainda, e moro em São Paulo, será que as festas juninas continuam animadas como eram antes? Espero que sim!

Você conhece a origem das festas juninas? Leia

Um comentário:

  1. Nossa, eu amei esta matéria porque me trouxe lembranças muito boas da minha infância de quando as Festas Juninas eram "levadas a sério" (rs)..... saudade desse tempo!!!!
    Amei!!!!!!!
    GABI

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...